VÍTOR Manuel Oliveira VASCONCELOS

Licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (1985) e doutorado em Biologia pela mesma universidade (1995). Professor Catedrático no Departamento de Biologia (FCUP) e Presidente da Direção do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) desde 2013. O CIIMAR é um centro de investigação associado à UP com mais de 400 investigadores, exercendo atividades de investigação, formação e serviços nas áreas das “Alterações Globais e Serviços dos Ecossistemas, Aquacultura e Biotecnologia Marinhas”.
NA FCUP lecciona(ou) disciplinas de Ecologia, Contaminação Ambiental e Toxicologia Ambiental.
Director do curso de licenciatura de Biologia (1º ciclo) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (2007-2009). Diretor do Mestrado (2º ciclo) em Toxicologia e Contaminação Ambientais- ICBAS-FCUP (2009-2015) e membro da Comissão Científica do Mestrado (2º ciclo) em Biologia e Gestão da Qualidade da Água- FCUP. Diretor do Programa Doutoral (3º ciclo) em Biotecnologia Marinha e Aquacultura -UP e UM (2016- ).
Director do BBE- grupo de Biotecnologia Azul e Ecotoxicologia - CIIMAR, composto por 12 doutorados, 10 alunos de doutoramento, 3 mestres, 4 alunos de mestrado, 3 licenciados e vários alunos de licenciatura. Orientou 34 alunos de doutoramento, dos quais 21 já concluíram o seu grau. Orientou 65 alunos de mestrado, dos quais 60 já concluíram o seu grau.
Participou em dezenas de congressos nacionais e internacionais, com 73 apresentações orais e 194 painéis. Publicou mais de 250 artigos em revistas internacionais e 8 capitulos de livro. Participa actualmente em 3 projectos de investigação (2 europeus H2020) explorando a biodiversidade microbiana para obtenção de compostos bioativos de interesse biotecnológico.
Organizou ou foi membro da comissão organizadora de 16 congressos e participou 25 vezes na comissão científica de congressos nacionais e internacionais. Foi revisor de mais de 400 artigos científicos de revistas referidas no SCI. Proferiu 53 palestras convidadas, quer em Portugal que no estrangeiro, muitas das quais de divulgação científica. Participou em 37 júris de doutoramento, a maioria como arguente, e em 66 júris de mestrado.
Director Técnico-Científico do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) – de Vila do Conde desde o seu início (2007) até 2010, participando ainda em diversos projectos na área da divulgação científica e educação ambiental com várias instituições nacionais. Colabora desde 1989 em projetos de educação ambiental com escolas portuguesas, bem como com outras instituições de divulgação ambiental como o Ciência Viva, Núcleo Rural do Parque da Cidade do Porto, Universidade júnior (UP), Centros de Monitorização e Interpretação Ambientais (CMIA) de Vila do Conde e de Matosinhos.